quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estrogonofe de carne, arroz e batata na manteiga.

Ingredientes:

- 1 xíc de arroz;
- 1 batata inglesa;
- Manteiga ou margarina;
- Carne magra;
- 3 tomates bem maduros;
- Alho;
- Cebola;
- Salsa, cebolinha, coentro;
- 1 caixinha de creme de leite;

Modo de preparo:

Arroz = Refogue a cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo.
Batata = Cozinhe a batata, cortada em cubos, em água e sal...não deixe amolecer a ponto de desmanchar. Depois de cozida, escorra e espere ela secar um pouco; Numa frigideira derreta duas colheres de sopa de manteiga e passe as batatas cozidas nela para dourar, salpique salsa, cebolinha e coentro.
Estrogonofe = corte a carne em pequenos cubinhos e tempere com sal, alho e cebola e reserve. Retire as sementes dos tomates e bata num processador com um fio de azeite para formar um molho. Numa panela derreta umacolher de sopa de manteiga e refogue a carne até que a mesma esteja cozida, acrescente o molho de tomate, salsa, cebolinha e coentro picados e mexa. Desligue o fogo e misture o creme de leite.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dica: Nebulizador Pulmosonic

Fica a dica: Rápido, silencioso e prático!

Pulmosonic Star Premium é um gerador ultrassônico de micropartículas homogêneas em forma de aerossol que transforma aproximadamente 80% da solução a ser inalada em partículas menores do que 4 micra. É o único aparelho que permite fazer a inalação em qualquer posição, seja com o paciente sentado, deitado ou em repouso, sem derramar a medicação, oferecendo maior comodidade ao usuário! 
Funções: inalador e nebulizador.
 Capacidade do nebulizador: 10 ml. 
 Tempo de nebulização: aproximadamente 12 minutos.
Indicado para: descongestionar as vias respiratórias superiores, sinusites, rinites, estados gripais, laringites, congestões nasais, asma e bronquite.
Preço: + ou - R$ 250

Canja de Galinha rápida

Ingredientes:

- Peito de frango;
- Cebola;
- 1 dente de alho;
- Manteiga ou margarina;
- 2 tomates;
- 1 cenoura;
- 1 batata;
- 1 xíc. de arroz.

Modo de preparo:

Derreta a manteiga na panela de pressão, doure a cebola e o alho picados na mesma; Acrescente o frango em pedaços e mexa para selar, depois o arroz e mexa mais um pouco; Junte o tomate, a batata e a cenoura todos picados e mexa; Por último acrescente água suficiente para cobrir tudo e ponha uma pitada de sal.
Cozinhe por 20min. depois do chiar da panela em fogo baixo. Depois de pronto se preferir desfie o frango.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Escondidinho de carne moída.


Ingredientes:

- Carne moída;
- Cebola;
-  1 dente de alho;
- 3 tomates médios;
- Salsa e cebolinha;
- Manteiga ou margarina;
- 1 ovo;
- 2 aipins médios;
- 1 batata doce média;
- 1 batata baroa média.

Modo de preparo:

Carne moída = Tempere a carne com uma pitada de sal, cebola ralada e salsa e cebolinha picada.Derreta uma colher de sopa de manteiga na pabnela e refogue a carne moída, não acrescente água pois a carne já solta bastante, quando a água secar deixe dourar um pouquinho.
Molho de tomate = Processe os tomates sem semente,  1/4 da cebola, um dente de alho e salsa e cebolhinha. Misture este molho com a carne moída já cozida e deixe ferver por 5 min em fogo baixo.
Purê = Corte os legumes em cubinhos e cozinhe na panela de pressão por 20 min a partir do chiado da panela. Escorra a água e amasse os legumes com 2 colheres de sopa de manteiga e uma pitada de sal.

Montagem:

Unte um pirex com manteiga, coloque uma camada do purê, uma camada de carne e por último uma camada de purê. Finalize pincelando um ovo por cima do purê. Coloque no forno até dourar (de 5 a 10 min).

Cozido

Ingredientes:

- Carne Magra;
- Cenoura:
- Batata inglesa;
- Inhame;
- Agrião:
- Cebola;
- Abobrinha.
- Manteiga ou margarina.
Obs.: Quantidade de ingredientes a gosto.

Modo de preparo:

1. Corte a carne e os legumes em cubinhos, ou rodelas;
2. Cozinhe tudo numa panela de pressão com uma colher de sopa de manteiga, uma pitada de sal, o agrião e água suficiente para cobrir, por 20 min. a partir do chiado da panela.

Frango com brócolis, Purê de abóbora e arroz.


Ingredientes:

- 1 xícara de arroz;
- Cebola;
- Peito de frango:
- Brócolis;
- 1/4 de abóbora;
- Manteiga ou margarina.

Modo de preparo:

 Arroz = Refogue a cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo.
Frango com brócolis = Cozinhe em água e sal. Depois de cozido, desfie.
Purê de abóbora = Cozinhe a abóbora em água e sal, escorra a água e amasse a abóbora cozida. Misture 1 colher de sopa de manteiga.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Purê de Batata doce e Carne moída.

Ingredientes :

- 2 batatas doce grandes;
- Manteiga ou margarina;
- 100ml de leite;
- Carne moída;
- Cebola;
- Salsa e cebolinha.

Modo de preparo:

Carne moída = Tempere a carne com uma pitada de sal, cebola ralada e salsa e cebolinha picada.Derreta uma colher de sopa de manteiga na panela e refogue a carne moída, não acrescente água pois a carne já solta bastante, quando a água secar deixe dourar um pouquinho.
Purê de batata doce =  cozinhe a batata doce em água e sal, escorra a água e amasse com um garfo, misture uma colher de sopa de manteiga e 100ml de leite.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Feijão, arroz, carne moída e ovo.

Ingredientes:

- Ovo;
- 1 xíc. de arroz branco tipo 1;
- Carne moída:
- Cebola;
- Feijão;
- Manteiga ou margarina;
- Salsa e cebolinha.

Modo de preparo:

Ovo = Cozinhe o ovo em água fervendo.
Carne moída = Tempere a carne com uam pitada de sal, cebola ralada e salsa e cebolinha picada.Derreta uma colher de sopa de manteiga na pabnela e refogue a carne moída, não acrescente água pois a carne já solta bastante, quando a água secar deixe dourar um pouquinho.
Arroz = Refogue a cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo.
Feijão = Deixe o feijão de molho por umas 2h, coloque na panela de pressão com quantidade de água necessária para cobrir uns 2 dedos acima do grão. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, depois que a panela começar a chiar. Numa panela refogue um pouco de cebola com uma colher de chá de manteiga, acrescente o feijão, uma pitada de sal e deixe ferver por uns 5 min. fogo baixo. Depois é só amassar com o garfo.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Na hora do papa: a importância da cadeirinha de alimentação.

A utilização da cadeira de alimentação é fundamental no processo de socialização da criança iniciar a alimentação sólida, a criança não necessita de um lugar próprio onde se sentar, já que o biberão é oferecido, na maior parte dos casos, no lugar onde a mãe se sente mais confortável como, por exemplo, um cadeirão. No entanto, quando inicia a alimentação sólida, será necessário utilizar uma cadeira própria para a hora de comer: a cadeira de alimentação. Este utensílio é mais do que o lugar onde a criança fica sentada... é um sítio onde a criança se sente "maior" e pertencente ao grupo - a sua família. 

A cadeira de alimentação

A escolha da cadeira de alimentação deverá ser sempre muito bem pensada (assim como todos os artigos do seu bebé) já que existem no mercado imensas marcas e modelos por onde optar. Antes de tomar a decisão, convém procurar as várias cadeiras e obter o máximo de informação acerca delas: se são de viagem ou fixas, se podem ser ampliadas consoante o seu filho cresce ou não, se o seu tamanho é grande demais ou pequeno demais para a sua sala... muitos pequenos detalhes tornam a escolha sempre mais complexa. Mas acima de tudo tem de privilegiar a segurança e o conforto. Lembre-se que é nesta cadeira que o seu bebé estará sentado em quase todas as refeições que faz em casa e deve evitar qualquer risco de queda, fecho, esmagamento dos dedinhos, entre outros acidentes comuns em cadeiras de alimentação não homologadas.

As primeiras experiências

Na maior parte dos casos, a criança aprende enquanto imita. Desta forma, e estando sentada com a restante família à mesa, a criança observa cada movimento para posteriormente o imitar, com maior ou menor destreza. Quando finalmente tem alguma destreza manual para segurar a colher, deixe-o experimentar comer sozinho. Antes de o sentar na cadeira, coloque uma protecção por debaixo da cadeirinha de alimentação, para que o chão não fique muito sujo. Depois, sente-o e coloque-lhe um babete grande e... toca a comer. Inicialmente irá virar a colher ainda antes de chegar à boca pelo que pouco ou nada terá para mastigar. Neste caso, o melhor será alternar cada colherada dele, com duas suas, para evitar eternizar a refeição. Dentro de pouco tempo, já terá ganho destreza suficiente para levar a comida à boca e poderá comer "sozinho".

O tempo é obrigatório

Hoje em dia, com o ritmo frenético com que se vive, as refeições são habitualmente rápidas. Mas no caso do seu filho estar a aprender a comer sozinho, o melhor será evitar este sistema, preferindo refeições mais calmas em que a criança tenha tempo de treinar estas novas habilidades. Também irá necessitar de algum tempo para incutir na criança bons modos à mesa, explicar-lhe que existe uma sequência própria... Estar à mesa com calma, com tempo, e sem discussões é a melhor forma de aproveitar os momentos das refeições. Agora que está a chegar a altura do seu filho começar a comer sozinho, lembre- -se que terá na cadeira de alimentação uma importante aliada. Escolha com cuidado e lembre-se que muitas vezes mais vale esperar e comprar bem, do que optar pela solução mais económica e ganhar problemas.

 


Legumes e frango com molho branco.

Ingredientes:

- 1 cenoura grande;
- 1 batata baroa grande;
- 1 inhame médio;
- 1 beterraba média;
- Brócolis;
- Peito de frango;
- Salsa e cebolinha;
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 300ml de leite.

Modo de preparo:

Legumes = Cozinhe em água e sal todos os legumes ( cubinhos ou ralados ).
Frango = Cozinhe em água e sal. Depois de cozido, desfie.
Molho branco = Derreta a manteiga ou margarina numa panela, depois junte o leite, uma pitada de sal  e a farinha, mexa até engrossar um pouco.

Montagem:

Num pierx untado com manteiga ou margarina despeje coloque primeiro os legumes cozidos, depois o frango desfiado, dê uma leve misturada, salpique a salsa e acebolinha picada e despeje o molho branco por cima.

domingo, 1 de abril de 2012

Alimentação inadequada para bebês já é problema

Nem os bebês mais pequeninos estão livres da má alimentação e suas consequências. É isso mesmo! Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concluiu que a maioria das mamães e famílias não sabe alimentar adequadamente os bebês.
Começando pelo Aleitamento Materno Exclusivo, que deve ser realizado até os seis meses de vida para que a criança receba todos os nutrientes e anticorpos necessários. Não é o que acontece. A idade média de introdução de outro tipo de alimento é três meses. Temos que lembrar que cada mamãe produz o leite mais adequado para o seu filho e o ferro é um dos nutrientes em que se verifica muita carência nas crianças, sendo encontrado em grande quantidade no leite materno.
Deixando de oferecer o leite materno, as mamães introduzem, na sua maioria, leite de vaca ou fórmulas artificiais. Aqui entram alguns problemas. O leite de vaca não é recomendado para crianças menores de 12 meses pelo alto risco de alergia e por não proporcionar os nutrientes essenciais que o bebê precisa. E não esquecendo que junto com o leite de vaca há o acréscimo de achocolatados, açúcar e cereais que também podem gerar alergias, falta de nutrientes e sobrepeso, se não, a obesidade, apesar de tão pequenos.
Mesmo adequadas para a faixa etária, as fórmulas artificiais podem ser um risco ao bebê. Isso porque apenas 23% das mamães, em média, fazem a diluição correta, preparando-as de forma inadequada. Ou seja: erra na mão. Assim há o risco de diarréia, desidratação e falta de nutrientes.
O pior está nas famílias que não dão importância à alimentação dos adultos e ignoram os prejuízos que certos alimentos podem oferecer aos bebês. Muitos pais oferecem doces, bolachas recheadas e refrigerantes desde alguns meses.
Cuidado com a papinha - O exagero no uso de papinhas industrializadas também é ruim. As papinhas são recomendadas para aqueles dias mais complicados, como viagens e passeios.
Esses alimentos apresentam sal, gorduras e açúcares em excesso. Comendo isso, a criança deixa de comer ou come em pouca quantidade as frutas e verduras ideais para o pleno desenvolvimento físico e intelectual dos bebês.
A desculpa para tudo isso é a vida corrida, de não ter tempo de preparar a papinha em casa ou até de não gostar de cozinhar. Será que a saúde do seu filho pode terminar por esse motivo, falta de tempo? A consequência de uma má alimentação desde cedo pode interferir pela vida toda desse serzinho que acabou de conhecer o mundo e depende de outra pessoa para sobreviver.
Obesidade, gordura no organismo, diabetes, pressão alta, colesterol alto e anemia que antes eram doenças de adulto aparecem hoje cada vez mais cedo e não são doenças fáceis de tratar, ainda mais que essas crianças têm maus hábitos alimentares desde que nasceram e fica mais complicado de mudar. E não é só fisicamente o prejuízo. Falta de nutrientes levam a déficit intelectual, dificultando o aprendizado.
Pense muito antes de dizer que não tem tempo. Tentar reverter essa mudança de hábito depois que as doenças estão instaladas é muito mais difícil. Hábito alimentar saudável se faz desde o nascimento.