segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cremogema de banana com canela e mel

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de cremogema de banana;
- 1 colher de sobremesa de mel;
- 250ml de leite;
- uma pitada de canela.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes ainda frio, cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Bolo de Maracujá


Ingredientes:

3 colheres de manteiga
2 xicaras de cha de açucar
3 ovos inteiros
1 xicara de polpa de maracuja com semente
1 pitada de sal
3 xicaras de farinha de trigo
1/2 xicara de leite
1 colher de sopa de po royal

Preparo:

Bata tudo,reserve as claras em neve, e as coloque por ultimo.
Unte a forma com manteiga e asse em forno médio até a massa ficar dourada e firme.

Dica:

Espete o garfo na massa. Se não grudar nada de massa no garfo, é que já está no ponto certo.
 Derrame um pouco de polpa no bolo pronto para ficar molhadinho.




 

Pasta de dentes para bebês

Malvatrikids Baby – até 4 anos

Malvatrikids Baby é um gel dental infantil, desenvolvido especialmente para a higiene oral de bebês e crianças de 0 a 4 anos. Sua fórmula exclusiva não contém flúor, para evitar a fluorose*  , e contém a quantidade ideal de xilitol* para a prevenção das cáries.Sua fórmula é cientificamente testada e o corante utilizado é o aprovado para utilização em alimentos e produtos de uso infantil.A escovação com Malvatrikids Baby deve começar tão logo apareçam os Primeiros dentinhos. Para garantir uma boa higiene bucal, escove os dentes do seu filho diariamente, após as refeições – incluindo as mamadeiras, especialmente quando adoçadas artificialmente – e antes de dormir.
*Fluorose = A fluorose é um distúrbio que ocorre na formação do esmalte dos Dentes permanentes causado pela ingestão excessiva de flúor na infância. Quando nascem, os dentes com fluorose apresentam manchas brancas e opacas, assim como problemas de formação. Nas situações mais graves, a totalidade do esmalte fica com a aparência de giz ou se rompe, formando depressões, que adquirem uma coloração escura, havendo inclusive perdas localizadas da estrutura do esmalte.
*Xilitol = O xilitol é uma substância natural não cariogênica que apresenta o mesmo poder adoçante do açúcar. É um componente encontrado naturalmente em várias frutas, como morango, uva, ameixa e em vários vegetais, como couve-flor, alface, cebola e cenoura.O xilitol possui uma ação direta sobre os agentes da cárie, principalmente o mais perigoso deles, a bactéria Streptococcus mutans. Em função da sua forma química, as bactérias não conseguem metabolizá-lo para formar ácidos e produzir as cáries. O xilitol contribui ainda para reduzir o acúmulo de placa bacteriana e estimular fluxo salivar.

Escova de dentes para bebês

Oral-B Stages 1: A escova desenvolvida para bebês de 4 a 24 meses

Desenvolvida para as gengivas e os primeiros dentes dos bebês. Cabo especialmente desenhado para as mãos dos pais.

• Cabeça com bordas protetoras desenhada para ajudar a proteger gengivas frágeis.
• Cerdas extra-macias para uma suave limpeza e massageamento das frágeis gengivas e dentes dos bebês.
• Cabo antideslizante desenhado para ajudar a os pais a escovar os dentes e as gengivas de seus bebês.

Recomenda-se que comece a escovação, assim que nascerem os primeiros dentes.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Benefícios da canela


A canela tem enormes propriedades e benefícios para nossa saúde e ajuda no tratamento das mais diversas doenças.
A canela é uma árvore perene da família das Lauraceae com galhos. Sua árvore procede do sul da Índia e do Sri Lanka. Sua espécie mais reconhecida é a que se obtém precisamente desta árvore hindu.
A canela possui propriedades carminativas, antiulcéricas, estomacais e vomitivas, graças aos azeites essenciais que contêm certas propriedades que dissolvem melhor os alimentos, estimulam a salivação e os sucos gástricos, facilitando a digestão. Por isto, ajuda a combater a aerofagia, as digestões difíceis a acidez e estimula o apetite.
Também são conhecidas suas propriedades contra as doenças respiratórias pela sua riqueza em propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias, sendo especialmente indicados contra a bronquite, os resfriados e a tosse.
Mas a canela só é recomendada para bebês a partir do 8º mês, com cautela, pois pode provocar reação alérgica.

Creme de inhame com agrião

Ingredientes:

- Carne moída
- Cebola
- Alho
- 2 inhames médios
- Manteiga ou margarina
- Agrião

Modo de preparo:

Carne moída = Tempere a carne com uma pitada de sal, cebola ralada, alho e salsa e cebolinha picada. Derreta uma colher de sopa de manteiga na panela e refogue a carne moída, não acrescente água pois a carne já solta bastante, quando a água secar deixe dourar um pouquinho.
Creme de inhame= Cozinhe o inhame e o agrião picados em água e sal. Depois de cozido amasse o inhame, acrescente uma colher de sobremesa de margarina e um puco do caldo até ficar com consistência de creme e não purê.

Sopa de Feijão

Ingredientes:

- Cebola;
- Alho;
- Feijão;
- Manteiga ou margarina;
- Salsa e cebolinha.
- Macarrão.
-Carne.

Modo de preparo:

Feijão = Deixe o feijão de molho por umas 2h, coloque na panela de pressão com quantidade de água necessária para cobrir uns 5 dedos acima do grão. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, depois que a panela começar a chiar. Numa panela refogue um pouco de cebola, alho com uma colher de sopa de manteiga, acrescente o feijão, a carne e o macarrão cru, uma pitada de sal e deixe ferver por uns 10 a 15 min. fogo baixo, para cozinhar o macarrão.
Carne = Cozinhe pedacinhos de carne, temperados com alho, cebola e manteiga.

Macarrão à bolonhesa

Ingredientes:

- Carne moída;
- Cebola;
-  1 dente de alho;
- 6 tomates grandes;
- Salsa e cebolinha;
- Manteiga ou margarina;
- Macarrão.

Modo de preparo:

Carne moída = Tempere a carne com uma pitada de sal, cebola ralada e salsa e cebolinha picada.Derreta uma colher de sopa de manteiga na pabnela e refogue a carne moída, não acrescente água pois a carne já solta bastante, quando a água secar deixe dourar um pouquinho.
Molho de tomate = Processe os tomates sem semente,  1/4 da cebola, um dente de alho e salsa e cebolhinha. Misture este molho com a carne moída já cozida e deixe ferver por 5 min em fogo baixo.
Macarrão = Cozinhe o macarrão em água e sal  por 10 min.

Mingau de maizena

Ingredientes:

- 200ml de leite
- 2 colheres de sopa de maizena
- 1 colher de chá de mel karo
- Canela

Modo de preparo:

- Numa panela misture o leite, a maizena e o mel, mexa em fogo baixo até engrossar. Despeje num prato e polvilhe um pouco de canela.

Arroz à piamontese com carne

Ingredientes:

- 1 xíc de arroz;
 - Manteiga ou margarina;
- Carne magra;
- Alho;
- Cebola;
- Salsa, cebolinha, coentro;
- 1 caixinha de creme de leite;
- Queijo branco.

Modo de preparo:

Arroz = Refogue a cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo. Depois de pronto desligue o fogo, acrescente 1 colher de sopa de margarina, o creme de leite e o queijo branco em pedacinhos para derreter ( quantidade a gosto).
Carne = corte a carne em pequenos cubinhos e tempere com sal, alho e cebola e reserve. Numa panela derreta umacolher de sopa de manteiga e refogue a carne até que a mesma esteja cozida, depois é só desfiar ou processar.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Estrogonofe de carne, arroz e batata na manteiga.

Ingredientes:

- 1 xíc de arroz;
- 1 batata inglesa;
- Manteiga ou margarina;
- Carne magra;
- 3 tomates bem maduros;
- Alho;
- Cebola;
- Salsa, cebolinha, coentro;
- 1 caixinha de creme de leite;

Modo de preparo:

Arroz = Refogue a cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo.
Batata = Cozinhe a batata, cortada em cubos, em água e sal...não deixe amolecer a ponto de desmanchar. Depois de cozida, escorra e espere ela secar um pouco; Numa frigideira derreta duas colheres de sopa de manteiga e passe as batatas cozidas nela para dourar, salpique salsa, cebolinha e coentro.
Estrogonofe = corte a carne em pequenos cubinhos e tempere com sal, alho e cebola e reserve. Retire as sementes dos tomates e bata num processador com um fio de azeite para formar um molho. Numa panela derreta umacolher de sopa de manteiga e refogue a carne até que a mesma esteja cozida, acrescente o molho de tomate, salsa, cebolinha e coentro picados e mexa. Desligue o fogo e misture o creme de leite.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dica: Nebulizador Pulmosonic

Fica a dica: Rápido, silencioso e prático!

Pulmosonic Star Premium é um gerador ultrassônico de micropartículas homogêneas em forma de aerossol que transforma aproximadamente 80% da solução a ser inalada em partículas menores do que 4 micra. É o único aparelho que permite fazer a inalação em qualquer posição, seja com o paciente sentado, deitado ou em repouso, sem derramar a medicação, oferecendo maior comodidade ao usuário! 
Funções: inalador e nebulizador.
 Capacidade do nebulizador: 10 ml. 
 Tempo de nebulização: aproximadamente 12 minutos.
Indicado para: descongestionar as vias respiratórias superiores, sinusites, rinites, estados gripais, laringites, congestões nasais, asma e bronquite.
Preço: + ou - R$ 250

Canja de Galinha rápida

Ingredientes:

- Peito de frango;
- Cebola;
- 1 dente de alho;
- Manteiga ou margarina;
- 2 tomates;
- 1 cenoura;
- 1 batata;
- 1 xíc. de arroz.

Modo de preparo:

Derreta a manteiga na panela de pressão, doure a cebola e o alho picados na mesma; Acrescente o frango em pedaços e mexa para selar, depois o arroz e mexa mais um pouco; Junte o tomate, a batata e a cenoura todos picados e mexa; Por último acrescente água suficiente para cobrir tudo e ponha uma pitada de sal.
Cozinhe por 20min. depois do chiar da panela em fogo baixo. Depois de pronto se preferir desfie o frango.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Escondidinho de carne moída.


Ingredientes:

- Carne moída;
- Cebola;
-  1 dente de alho;
- 3 tomates médios;
- Salsa e cebolinha;
- Manteiga ou margarina;
- 1 ovo;
- 2 aipins médios;
- 1 batata doce média;
- 1 batata baroa média.

Modo de preparo:

Carne moída = Tempere a carne com uma pitada de sal, cebola ralada e salsa e cebolinha picada.Derreta uma colher de sopa de manteiga na pabnela e refogue a carne moída, não acrescente água pois a carne já solta bastante, quando a água secar deixe dourar um pouquinho.
Molho de tomate = Processe os tomates sem semente,  1/4 da cebola, um dente de alho e salsa e cebolhinha. Misture este molho com a carne moída já cozida e deixe ferver por 5 min em fogo baixo.
Purê = Corte os legumes em cubinhos e cozinhe na panela de pressão por 20 min a partir do chiado da panela. Escorra a água e amasse os legumes com 2 colheres de sopa de manteiga e uma pitada de sal.

Montagem:

Unte um pirex com manteiga, coloque uma camada do purê, uma camada de carne e por último uma camada de purê. Finalize pincelando um ovo por cima do purê. Coloque no forno até dourar (de 5 a 10 min).

Cozido

Ingredientes:

- Carne Magra;
- Cenoura:
- Batata inglesa;
- Inhame;
- Agrião:
- Cebola;
- Abobrinha.
- Manteiga ou margarina.
Obs.: Quantidade de ingredientes a gosto.

Modo de preparo:

1. Corte a carne e os legumes em cubinhos, ou rodelas;
2. Cozinhe tudo numa panela de pressão com uma colher de sopa de manteiga, uma pitada de sal, o agrião e água suficiente para cobrir, por 20 min. a partir do chiado da panela.

Frango com brócolis, Purê de abóbora e arroz.


Ingredientes:

- 1 xícara de arroz;
- Cebola;
- Peito de frango:
- Brócolis;
- 1/4 de abóbora;
- Manteiga ou margarina.

Modo de preparo:

 Arroz = Refogue a cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo.
Frango com brócolis = Cozinhe em água e sal. Depois de cozido, desfie.
Purê de abóbora = Cozinhe a abóbora em água e sal, escorra a água e amasse a abóbora cozida. Misture 1 colher de sopa de manteiga.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Purê de Batata doce e Carne moída.

Ingredientes :

- 2 batatas doce grandes;
- Manteiga ou margarina;
- 100ml de leite;
- Carne moída;
- Cebola;
- Salsa e cebolinha.

Modo de preparo:

Carne moída = Tempere a carne com uma pitada de sal, cebola ralada e salsa e cebolinha picada.Derreta uma colher de sopa de manteiga na panela e refogue a carne moída, não acrescente água pois a carne já solta bastante, quando a água secar deixe dourar um pouquinho.
Purê de batata doce =  cozinhe a batata doce em água e sal, escorra a água e amasse com um garfo, misture uma colher de sopa de manteiga e 100ml de leite.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Feijão, arroz, carne moída e ovo.

Ingredientes:

- Ovo;
- 1 xíc. de arroz branco tipo 1;
- Carne moída:
- Cebola;
- Feijão;
- Manteiga ou margarina;
- Salsa e cebolinha.

Modo de preparo:

Ovo = Cozinhe o ovo em água fervendo.
Carne moída = Tempere a carne com uam pitada de sal, cebola ralada e salsa e cebolinha picada.Derreta uma colher de sopa de manteiga na pabnela e refogue a carne moída, não acrescente água pois a carne já solta bastante, quando a água secar deixe dourar um pouquinho.
Arroz = Refogue a cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo.
Feijão = Deixe o feijão de molho por umas 2h, coloque na panela de pressão com quantidade de água necessária para cobrir uns 2 dedos acima do grão. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, depois que a panela começar a chiar. Numa panela refogue um pouco de cebola com uma colher de chá de manteiga, acrescente o feijão, uma pitada de sal e deixe ferver por uns 5 min. fogo baixo. Depois é só amassar com o garfo.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Na hora do papa: a importância da cadeirinha de alimentação.

A utilização da cadeira de alimentação é fundamental no processo de socialização da criança iniciar a alimentação sólida, a criança não necessita de um lugar próprio onde se sentar, já que o biberão é oferecido, na maior parte dos casos, no lugar onde a mãe se sente mais confortável como, por exemplo, um cadeirão. No entanto, quando inicia a alimentação sólida, será necessário utilizar uma cadeira própria para a hora de comer: a cadeira de alimentação. Este utensílio é mais do que o lugar onde a criança fica sentada... é um sítio onde a criança se sente "maior" e pertencente ao grupo - a sua família. 

A cadeira de alimentação

A escolha da cadeira de alimentação deverá ser sempre muito bem pensada (assim como todos os artigos do seu bebé) já que existem no mercado imensas marcas e modelos por onde optar. Antes de tomar a decisão, convém procurar as várias cadeiras e obter o máximo de informação acerca delas: se são de viagem ou fixas, se podem ser ampliadas consoante o seu filho cresce ou não, se o seu tamanho é grande demais ou pequeno demais para a sua sala... muitos pequenos detalhes tornam a escolha sempre mais complexa. Mas acima de tudo tem de privilegiar a segurança e o conforto. Lembre-se que é nesta cadeira que o seu bebé estará sentado em quase todas as refeições que faz em casa e deve evitar qualquer risco de queda, fecho, esmagamento dos dedinhos, entre outros acidentes comuns em cadeiras de alimentação não homologadas.

As primeiras experiências

Na maior parte dos casos, a criança aprende enquanto imita. Desta forma, e estando sentada com a restante família à mesa, a criança observa cada movimento para posteriormente o imitar, com maior ou menor destreza. Quando finalmente tem alguma destreza manual para segurar a colher, deixe-o experimentar comer sozinho. Antes de o sentar na cadeira, coloque uma protecção por debaixo da cadeirinha de alimentação, para que o chão não fique muito sujo. Depois, sente-o e coloque-lhe um babete grande e... toca a comer. Inicialmente irá virar a colher ainda antes de chegar à boca pelo que pouco ou nada terá para mastigar. Neste caso, o melhor será alternar cada colherada dele, com duas suas, para evitar eternizar a refeição. Dentro de pouco tempo, já terá ganho destreza suficiente para levar a comida à boca e poderá comer "sozinho".

O tempo é obrigatório

Hoje em dia, com o ritmo frenético com que se vive, as refeições são habitualmente rápidas. Mas no caso do seu filho estar a aprender a comer sozinho, o melhor será evitar este sistema, preferindo refeições mais calmas em que a criança tenha tempo de treinar estas novas habilidades. Também irá necessitar de algum tempo para incutir na criança bons modos à mesa, explicar-lhe que existe uma sequência própria... Estar à mesa com calma, com tempo, e sem discussões é a melhor forma de aproveitar os momentos das refeições. Agora que está a chegar a altura do seu filho começar a comer sozinho, lembre- -se que terá na cadeira de alimentação uma importante aliada. Escolha com cuidado e lembre-se que muitas vezes mais vale esperar e comprar bem, do que optar pela solução mais económica e ganhar problemas.

 


Legumes e frango com molho branco.

Ingredientes:

- 1 cenoura grande;
- 1 batata baroa grande;
- 1 inhame médio;
- 1 beterraba média;
- Brócolis;
- Peito de frango;
- Salsa e cebolinha;
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 300ml de leite.

Modo de preparo:

Legumes = Cozinhe em água e sal todos os legumes ( cubinhos ou ralados ).
Frango = Cozinhe em água e sal. Depois de cozido, desfie.
Molho branco = Derreta a manteiga ou margarina numa panela, depois junte o leite, uma pitada de sal  e a farinha, mexa até engrossar um pouco.

Montagem:

Num pierx untado com manteiga ou margarina despeje coloque primeiro os legumes cozidos, depois o frango desfiado, dê uma leve misturada, salpique a salsa e acebolinha picada e despeje o molho branco por cima.

domingo, 1 de abril de 2012

Alimentação inadequada para bebês já é problema

Nem os bebês mais pequeninos estão livres da má alimentação e suas consequências. É isso mesmo! Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concluiu que a maioria das mamães e famílias não sabe alimentar adequadamente os bebês.
Começando pelo Aleitamento Materno Exclusivo, que deve ser realizado até os seis meses de vida para que a criança receba todos os nutrientes e anticorpos necessários. Não é o que acontece. A idade média de introdução de outro tipo de alimento é três meses. Temos que lembrar que cada mamãe produz o leite mais adequado para o seu filho e o ferro é um dos nutrientes em que se verifica muita carência nas crianças, sendo encontrado em grande quantidade no leite materno.
Deixando de oferecer o leite materno, as mamães introduzem, na sua maioria, leite de vaca ou fórmulas artificiais. Aqui entram alguns problemas. O leite de vaca não é recomendado para crianças menores de 12 meses pelo alto risco de alergia e por não proporcionar os nutrientes essenciais que o bebê precisa. E não esquecendo que junto com o leite de vaca há o acréscimo de achocolatados, açúcar e cereais que também podem gerar alergias, falta de nutrientes e sobrepeso, se não, a obesidade, apesar de tão pequenos.
Mesmo adequadas para a faixa etária, as fórmulas artificiais podem ser um risco ao bebê. Isso porque apenas 23% das mamães, em média, fazem a diluição correta, preparando-as de forma inadequada. Ou seja: erra na mão. Assim há o risco de diarréia, desidratação e falta de nutrientes.
O pior está nas famílias que não dão importância à alimentação dos adultos e ignoram os prejuízos que certos alimentos podem oferecer aos bebês. Muitos pais oferecem doces, bolachas recheadas e refrigerantes desde alguns meses.
Cuidado com a papinha - O exagero no uso de papinhas industrializadas também é ruim. As papinhas são recomendadas para aqueles dias mais complicados, como viagens e passeios.
Esses alimentos apresentam sal, gorduras e açúcares em excesso. Comendo isso, a criança deixa de comer ou come em pouca quantidade as frutas e verduras ideais para o pleno desenvolvimento físico e intelectual dos bebês.
A desculpa para tudo isso é a vida corrida, de não ter tempo de preparar a papinha em casa ou até de não gostar de cozinhar. Será que a saúde do seu filho pode terminar por esse motivo, falta de tempo? A consequência de uma má alimentação desde cedo pode interferir pela vida toda desse serzinho que acabou de conhecer o mundo e depende de outra pessoa para sobreviver.
Obesidade, gordura no organismo, diabetes, pressão alta, colesterol alto e anemia que antes eram doenças de adulto aparecem hoje cada vez mais cedo e não são doenças fáceis de tratar, ainda mais que essas crianças têm maus hábitos alimentares desde que nasceram e fica mais complicado de mudar. E não é só fisicamente o prejuízo. Falta de nutrientes levam a déficit intelectual, dificultando o aprendizado.
Pense muito antes de dizer que não tem tempo. Tentar reverter essa mudança de hábito depois que as doenças estão instaladas é muito mais difícil. Hábito alimentar saudável se faz desde o nascimento.

sábado, 31 de março de 2012

Macarrão, molho de tomate e frango

Ingredientes:

- Macarrão cabelinho de anjo;
- 5 tomates;
- Frango;
- 1/4 de cebola;
- Salsa e cebolinha;
- Manteiga ou margarina.

Modo de preparo:

Macarrão = Cozinhe o macarrão em água e sal por 10 min. Escorra e lave-o.
Molho de tomate = Tire as sementes do tomate e bata as poupas no processador. Refogue a cebola ralada com uma colher de chá de manteiga e junte o tomate processado e uma pitada de sal, ferva por uns 5 min. em fogo baixo.
Frango = Cozinhe o frango na água e sal, depois desfie e junte o molho de tomate e a salsa e cebolinha picada.
Obs.: Pra ficar bem molhadinho use mais tomate.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Dica: Alimentador (redinha)

Alimentador Munchkin

O alimentador da Munchkin ajudará o seu bebê a descobrir o sabor dos alimentos de uma maneira segura, diminuindo o risco de asfixia uma vez que impede que pedaços grandes sejam engolidos por ele.
Ótimo para introduzir frutas na alimentação do bebê.

Creme de milho, arroz e frango com agrião.

Ingredientes:

- 1 lata de milho;
- 1 xícara de leite;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina;
- Uma pitada de sal;
- 1 cebola pequena ralada;
- 1 lata de creme de leite;
- Peito de frango;
- Agrião;
- 1 xícara de arroz branco tipo 1.

Modo de preparo:

Arroz = Refogue um pouco da cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo.
Creme de milho = Bata o milho, o leite , a pitada de sal e a farinha no liquidificador, reserve. Numa panela refogue a cebola na manteiga, deixe dourar um pouco e acrescente o creme batido no liquidificardor. Mexa até engrossar um pouco. misture o creme de leite e desligue o fogo.
Obs.: Utilize fogo baixo.
Frango: cozinhe o frango em água e sal, depois desfie.
Agrião: Refogue o agrião com cebola ralada e uma colher de chá de manteiga. Pique e misture com frango.

Sobremesa: Gelatina de morango

Sobremesa:

- 1 pacote de gelatina de morango;
- 500ml de água.

Ferva 250ml de água, dissolva a gelatina, desligue o fogo e acrescente 250ml de água filtrada. Misture, despeje em taças ou numa travessa, espere esfriar e ponha na geladeira.

Fígado, arroz, creme de chuchu, cenoura e gema de ovo.

Ingredientes:

- Gema de ovo cozida;
- Fígado (boi ou frango);
- 1 cenoura pequena;
- 1 chuchu grande;
- Manteiga ou  margarina;
- 1 xícara de arroz.
- Salsa e cebolinha.

Modo de preparo:

Arroz = Refogue a cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo.
Fígado = Cozinhe o fígado e a cenoura ralada em água e sal. Escorra a água e amasse o fígado.
Gema de ovo = Cozinhe o ovo, depois separe a gema e esfarele a mesma.
Creme de chuchu = Cozinhe o chuchu em água e sal. escorra toda a água. Amasse e acrescente uma colher de sopa rasa de manteiga e a salsa e a cebolinha picados.

Macarrão ao molho de beterraba e frango com mix de verduras.

Ingredientes:

- Macarrão cabelinho de anjo:
- 1 beterraba grande;
- 1/2 cebola;
- Peito de frango;
- Verduras variadas.

Modo de preparo:

Macarrão = Cozinhe o macarrão em água e sal ( nada de óleo), Depois de cozido escorra e lave;
Frango = Cozinhe o frango em água e sal. depois desfie o frango;
Verduras = Refogue a cebola e as verduras em uma colher de chá de margarina ou manteiga;
Molho de beterraba = Cozinhe a beterraba em água (quantitade de água suficiente para cobrir a beterraba), sal e uma colher de chá de manteiga ou margarina. Processe a beterraba cozida com um pouco do caldo, mais ou menos duas colheres de sopa, não pode ficar muito ralo, acrescente o caldo aos poucos.
Obs.: Na hora de montar o prato misture as verduras com o frango desfiado.

Peixe, creme de espinafre, purê de batata e arroz.

Ingredientes:

- Filé de peixe ( pescadinha, merluza, linguado);
- Espinafre;
- 1 Cebola;
- 100ml de leite;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- Manteiga ou margarina;
- 1 pimentão pequeno;
- 1 tomate pequeno;
- 1 xícara de arroz branco tipo 1;
- 2 batatas médias.
- Coentro (a gosto).

Modo de preparo:

Arroz = Refogue 1/4 da cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo.
Purê de batata = Cozinhe a batata na água e sal. Escorra a água e amasse com o garfo a batata e uma colher de sopa de manteiga.
Peixe = Forre um tabuleiro com papel alumínio e unte com um fio de azeite. Coloque o(s) filé(s) de peixe no tabuleiro, salpique uma pitadinha de sal, o coentro picado e por cima a cebola cortada em rodelas, o pimentão e o tomate fatiados sem semente. Cubra com papel alumínio e leve ao forno brando de 10 a 15 min. dependendo do forno ( o suficiente para assar o peixe).
Creme de espinafre: Pique as folhas de espinafre e refogue com um pouco de cebola ralada e uma colher de chá de manteiga. Acrescente o leite e a colher de farinha, misture bem, não deixe engrossar muito, o creme tem que ficar leve.

Sopinha de legumes com carne.

Ingredientes:

- 1 abobrinha grande;
- 1 batata doce grande;
- 1 cenoura grande;
- 1 chuchu grande;
- 1 batata baroa grande;
- 1/2 cebola;
- Carne magra;
- Salsa e cebolinha (a gosto);
- Uma pitada de sal.

Modo de preparo:

Cozinhe todos os ingredientes numa panela de pressão por 20 min., depois que ela começar a chiar.
Deppois de cozido, escorrer o caldo e amassar ou processar os legumes e a carne.

Sobremesa: Sorvete com banana e biscoito.

Sobremesa:

Sorvete de creme com banana (sem semente) e biscoito de leite triturado.

Purê de cenoura, arroz, feijão e frango com agrião.

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz branco tipo 1;
- 300g de feijão;
- 1/2 cebola;
- Água (quantidade necessária);
- Peito de frango (a gosto);
- 2 cenouras grandes;
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina;
- 50 ml de leite;
- Uma pitada de sal;
- Agrião (a gosto);

Modo de preparo:

Arroz = Refogue a cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo.
Feijão = Deixe o feijão de molho por umas 2h, coloque na panela de pressão com quantidade de água necessária para cobrir uns 2 dedos acima do grão. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, depois que a panela começar a chiar. Numa panela refogue um pouco de cebola com uma colher de chá de manteiga, acrescente o feijão, uma pitada de sal e deixe ferver por uns 5 min. fogo baixo. Depois é só amassar com o garfo.
Purê de cenoura = Cozinhe a cenoura em cubinhos com uma pitada de sal. Depois de cozida escorra a água e processe ou amasse junto com  uma colher de sopa de manteiga e 50 ml de leite.
Frango com agrião = Cozinhe o frango e o agrião, uma pitada de sal. Depois escorra a água e processe os dois juntos, ou desfie o frango.

Purê de beterraba, arroz e carne com brócolis.

Ingredientes:

- Carne magra (a da foto é músculo);
-  1 xícara de arroz;
- 1/4 de cebola;
- 2 xícaras de água;
- 1 beterraba grande;
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina;
- 50ml de leite;
- Brócolis.
- Uma pitada de sal.
Obs.: A quantidade de carne e brócolis fica a gosto.

Modo de preparo:

Arroz = Refogue a cebola ralada e em uma panela com uma colher de chá de manteiga, acrescente o arroz lavado e refogue. Acrescente 2 xíxaras de água e espere secar. Utilizar fogo baixo.
Carne = Cozinhe a carne e o brócolis juntos e uma pitada de sal. Depois de cozidos, processe os dois juntos.
Purê de beterraba =  Cozinhe a beterraba em cubinhos com uma pitada de sal. Já cozida, tire a água e amasse a beterraba, ou bata num processador junto com os 50ml de leite e a colher de sopa de manteiga.


 

Suflê de frango e legumes.

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina.
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo.
- 300ml de leite.
- 4 ovos.
- 1/2 peito de frango.
- 1 batata média.
- 1 cenoura média.
- 1 chuchu médio.
- Salsa e cebolhinha a gosto.
- Uma pitada de sal. (não abuse é comida para bebê)

Modo de preparo:

1. Numa panela, cozinhe os legumes ralados, o frango e reserve;
2. Derreta a manteiga em outra panela, misture o leite, a farinha e o sal até engrossar e formar um creme, deixe esfriar;
3. Separe as gemas das claras dos ovos;
4. Bata bem as gemas com um garfo;
5. Bata as claras em neve;
6. Misture as gemas batidas ao creme (frio), depois os legumes, o frango, a salsa e a cebolinha e por último delicadamente as claras em neve;
7. Despeje em um pirex untado com manteiga e asse no forno médio pra baixo por uns 20 min. dependendo do forno pode ser menos ou mais.